Espaço Acabamantos

Compartilhar

sexta-feira, fevereiro 05, 2021

Nossa Macrorregião Sudeste avança para a Onda Amarela do "Minas Consciente" e Estado divulga medidas para o Carnaval 2021

 


A macrorregião Sudeste, que integra cidades da Zona da Mata, avançou para a Onda Amarela do "Minas Consciente". A atualização foi divulgada nesta quarta-feira (03/02) pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e entra em vigor no sábado (06/02). Já as localidades Centro-Sul e Leste do Sul permanecem na Vermelha.

Também nesta quarta, o Estado orientou que as prefeituras intensifiquem as medidas de segurança e não autorizem festas durante o Carnaval 2021. Entre as ações recomendadas, estão a suspensão do ponto facultativo e a proibição do fechamento de ruas e praças para fins festivos.

A Microrregião de Ubá, continua na Onda Amarela e de acordo com o programa, caso as ondas indicadas para as macrorregiões e microrregiões sejam diferentes, caberá ao prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir.

Medidas para o Carnaval

Segundo o governador Romeu Zema (Novo), as recomendações visam a segurança da população e têm como objetivo evitar um novo pico da doença.

"A nossa recomendação expressa é que neste ano não podemos ter aglomerações. Tivemos no mês de janeiro um número recorde de internações em UTIs, de internações em leitos de enfermaria e também de óbitos, devido, principalmente, às festas de final de ano. Se quisermos um estado mais seguro, todos nós temos que fazer a nossa parte", explicou.

Veja abaixo algumas orientações do Governo de Minas para os municípios entre 12 a 17 de fevereiro:

Não autorizar o fechamento de ruas, praças e congêneres para fins festivos;

- Não autorizar o uso de espaços de serviços para fins de eventos de Carnaval, tais como academias, clubes, centros de compras, estacionamentos e congêneres;

- Não decretar feriado ou ponto facultativo no período do Carnaval;

- Cancelar eventuais celebrações cívicas municipais;

- Implementar, durante o Carnaval, as medidas de segurança próprias para a Onda Vermelha, independentemente da fase de funcionamento das atividades socioeconômicas;

- Suspender a realização de qualquer evento, público ou privado.

O objetivo das medidas é evitar aglomerações em locais turísticos e desestimular o uso de equipamentos de amplificação sonora ou instrumentos musicais que possam incentivar o público.

Cidades que integram a Macrorregião Sudeste: Além Paraíba, Andrelândia, Arantina, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Bom Jardim de Minas, Brás Pires, Cataguases, Chácara, Chiador, Coimbra, Coronel Pacheco, Descoberto, Divinésia, Divino, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Ervália, Estrela Dalva, Eugenópolis, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarani, Guarará, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Mercês, Miradouro, Miraí, Muriaé, Olaria, Orizânia, Pequeri, Piau, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rio Pomba, Rio Preto, Rochedo de Minas, Rodeiro, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Jacutinga, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, Santos Dumont, São Francisco do Glória, São Geraldo, São João Nepomuceno, São Sebastião da Vargem Alegre, Senador Firmino, Silveirânia, Simão Pereira, Tabuleiro, Tocantins, Tombos, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.

Transcrito do Portal G1 - Zona da Mata