Foi divulgado nesta quarta-feira (23/12) o Decreto 79/2020 da Prefeitura Municipal de Senador Firmino, que dispõe sobre o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços do município.
Após reunião realizada no dia 22/12/2020, depois de votação, deliberou-se por autorizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, mas com restrição de funcionamento.
Em que pese estarmos baseando as ações no Minas Consciente, dada a peculiaridade local e os impactos negativos na economia do município, e a necessidade de preservar empregos:
Decreta que o município de Senador Firmino permanece na Onda Vermelha, mas poderão funcionar as atividades a seguir, desde que sigam rigorosamente os protocolos sanitários, o geral e os específicos para cada atividade descrita no Decreto abaixo.
As atividades são: Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, serviços de ambulantes de alimentação, farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop, bancos, casas lotéricas, cooperativas de créditos, vigilância e segurança privada, serviço de reparo e manutenção, lojas de informáticas e aparelhos de comunicação, hoteis, moteis, camping, alojamentos e pensões, construção civil e obras de infraestrutura, comércio de veículos, peças e acessórios automotores, academias e afins, salões de beleza e afins, centro de formação de condutores e indústrias.
As medidas já estão valendo desde o dia 22/12/2020.
A Prefeitura Municipal de Senador Firmino ressalta que o momento epidemiológico é grave e precisa de cumprimento integral das medidas de proteção sempre enfatizadas. A flexibilização foi tomada por decisão democrática no Comitê Municipal, do qual fazem parte representantes de diversos segmentos, visto a necessidade de se integrar ações em saúde (principal foco e objetivo da gestão no momento) e as atividades econômicas de acordo com a realidade do município.
Foram discutidos protocolos para flexibilização com maior segurança com os representantes de todos os setores envolvidos, que prontamente se comprometeram a cumprir integralmente as orientações. O cumprimento dessas medidas exigidas, para que fosse possível a flexibilização, será rigorosamente fiscalizado e aqueles estabelecimentos que não respeitarem serão punidos imediatamente e impedidos de manter seu funcionamento temporariamente.
Finalizamos com a orientação de manutenção e intensificação das medidas de proteção (evitar aglomerações, medidas de distanciamento, uso de máscaras de forma correta, medidas de higiene e etiqueta respiratória). Contamos com a colaboração de todos os munícipes em relação ao cumprimento das medidas citadas para que possamos retomar tais atividades econômicas com segurança.
✅Evite aglomerações nesse final de ano. Proteja você e quem você ama. O distanciamento social nesse momento é a maior demonstração possível de afeto.
✅Se você apresentar sintomas de resfriado ou gripe (febre, coriza, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar, alteração do paladar ou olfato) procure atendimento médico imediatamente.
✅Se você identificou alguma forma de descumprimento das medidas de proteção, denuncie! Disque Denúncias: (32) 98491-4322; (32)98408-2858.
Leia a seguir no Decreto as recomendações gerais e específicas de cada atividade.