Espaço Acabamantos

Compartilhar

quarta-feira, novembro 02, 2022

A importância dos sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais

O sindicato dos trabalhadores rurais é uma organização que representa os interesses da categoria e foi criado com o objetivo de defender o homem e a mulher do campo em seu cotidiano, em relação aos seus interesses legais perante as instituições públicas.

Em 1963 o governo federal promulgou o Estatuto do Trabalhador Rural, que garantia aos trabalhadores e trabalhadoras rurais os direitos sindicais, trabalhistas e previdenciários já assegurados aos trabalhadores (as) urbanos.

Em Minas Gerias e em todo o Brasil, os nossos sindicatos são atores sociais que reivindicam e organizam a classe trabalhadora no contexto de uma democracia representativa e também participativa, como previsto na Constituição Federal.

Atualmente, a agricultura familiar representa 70% da produção de alimentos no país. O que servia apenas para subsistência da família tornou-se uma opção de negócios, gerando renda, emprego e abrindo novos mercados para agricultores e agricultoras familiares. Em torno de 74% dos empregos gerados no campo estão na agricultura familiar, o que contribui diretamente para a diminuição do êxodo rural e para a movimentação da economia.

O Movimento Sindical atuou e continua atuante para construção e aperfeiçoamento de um Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, inclusive, foi por causa da força do movimento sindical, que a reforma da previdência não atingiu diretamente os trabalhadores rurais que continuam tendo direito de se aposentar o homem com 60 anos e a mulher com 55 anos de idade, porem teve muitas mudanças na comprovação da atividade rural.

De acordo com a nova instrução normativa, IN 128 de 28 de março 2022, a filiação no sindicato, o comprovante de pagamento da guia sindical, o recibo de pagamento do sindicato, são documentos essenciais para comprovação da atividade rural.

O trabalho do sindicato, não para por aí, todas as mudanças que ocorrem com a instrução normativa o sindicato esta repassando para seus sócios. Através de acordos de cooperação técnica, como o INSS digital, onde o sindicato tem autonomia para requerer benefícios como aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, auxilio doença, auxílio reclusão, benefícios assistenciais e vários outros serviços disponibilizados pelo INSS.

Oferecemos também o serviço de fornecimento da Dap (Declaração de aptidão do PRONAF) onde é feito um cadastro do agricultor familiar a fim de conseguir financiamentos voltados para agricultura junto ao banco do Brasil, que a partir de novembro do corrente ano será substituída pelo CAF (Cadastro do Agricultor Familiar). Cartão de Produtor Rural, Declaração de ITR, requerimento do CCIR e vários outros serviços, estamos buscando parcerias com Profissionais de Saúde para oferecer aos nossos associados melhorias na sua condição de vida.

A luta não pode parar!