As fortes chuvas que atingiram o município de Alto Rio Doce na manhã de sexta-feira (18/02) elevaram o nível do Rio Xopotó, alagou e interditou residências, além do registro de deslizamentos na rodovia MG-132. O abastecimento de água foi comprometido na cidade.
O Corpo de Bombeiros Militar de Barbacena foi acionado para atender as ocorrências. Oito residências foram atingidas, duas ficaram interditadas (1 parcialmente e 1 total) e 25 pessoas ficaram desalojadas. Não há registros de mortes ou pessoas feridas.
A prestação de socorro, vistoriais e demais trabalhos na cidade foram realizados pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, secretarias do município e Defesa Civil.
A guarnição militar já havia constatado durante a madrugada que as águas do Rio Xopotó chegaram a se aproximar das residências. Uma das cabeceiras de uma ponte de acesso foi derrubada.
Na ponte do Beto, uma residência foi parcialmente interditada após a estrutura ficar comprometida pela força da água. A população de Arcoverde não tinha acesso por via terrestre depois do ocorrido da queda da ponte.
Na área urbana do município, no Bairro Croatás, foram vistoriadas residências e taludes atingidos pela água. Após a ação, uma residência foi interditada por causa do escorregamento de um talude. O morador foi alojado em seguida.
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou à população que as chuvas que atingiram o município comprometeu o abastecimento de água. Por isso, o serviço foi interrompido devido a falta de energia e a inundação da central de captação.
MG-132
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Alto Rio Doce, Victor da Maria Alice (MDB), mostrou a situação da rodovia MG-132, entre Alto Rio Doce e Desterro do Melo, que chegou a ficar interditada na sexta após as chuvas.
Em post ainda na sexta-feira, o prefeito informou que a via já havia sido liberada para o trânsito, mas pediu atenção aos motoristas que trafegam pelo local.
Transcrito do Portal G1 - Zona da Mata