Uma mulher de 35 anos morreu nesta quinta-feira (25/09) durante uma operação conjunta entre Polícia Militar e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), no São José do Triunfo, em Viçosa.
Conforme informações do Ministério Público, a operação visava capturar Osmara Bruni Fonseca Miguel, apontada como a principal traficante da cidade, que fazia parte de um grupo envolvido com uma organização criminosa interestadual e que teria planejado executar um policial penal.
Ainda segundo o MP, o grupo também é suspeito de participação em vários homicídios na região, inclusive da execução realizada dentro das dependências da Apac de Viçosa, quando dois homens armados invadiram o local e mataram a vítima na última segunda-feira (22/09).
Seis pessoas foram presas durante a operação, e outros 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. A ação também aconteceu em Cajuri, município vizinho a Viçosa.
PM diz que mulher reagiu
Conforme informações da PM, a mulher morta durante a operação teria reagido de forma violenta contra a guarnição policial, usando uma arma de fogo. “Diante da iminente ameaça, a equipe reagiu de forma técnica, legal e proporcional, neutralizando a injusta agressão”.
Ainda conforme a polícia, ela foi alvejada, socorrida imediatamente, mas não resistiu aos ferimentos.
Procurada pelo g1, a advogada Priscila Maciel Euclydes, que defende Osmara em diversos processos, informou que a cliente estava em cumprimento de pena e que foi atingida em casa, com o filho menor na residência. “Já estava acostumada com abordagens policiais em sua residência e todas sem intercorrências”, disse a defesa, que ainda informou que a mulher estaria grávida.
A Polícia Civil informou que a perícia técnica foi acionada para fazer os levantamentos de praxe no local onde a mulher foi morta. Já o Ministério Público respondeu que as circunstâncias da morte estão sendo apuradas e que não havia outras informações no momento.
Carta tinha orientações do chefe da quadrilha
Um imóvel utilizado pela facção para fins criminosos, segundo o MP, foi interditado durante a operação. Além disso, uma carta manuscrita com orientações do chefe da quadrilha foi encontrada e apreendida.
Vários outros materiais também foram apreendidos, como um revólver calibre 38, uma pistola, 35 munições e um carregador de pistola 9mm, além de buchas e porções de maconha e outros materiais relacionados ao tráfico.
Fonte: Rádio Mega Hits / G1 Zona da Mata