Espaço Acabamantos

Compartilhar

domingo, agosto 26, 2018

Confraternização das APAEs no Sítio de José Maria em Ribeirão de Santo Antônio


Já são 13 anos em que o braspirense José Maria de Magalhães realiza a confraternização entre várias APAEs da região, no Sítio Soledade, de sua propredade, na localidade de Ribeirão de Santo Antônio, município de Bras Pires. Este ano, realizada no sábado, dia 25 de agosto, ele reuniu seis APAEs da região - Brás Pires, Cipotânea, Divinésia, Dores do Turvo, Senador Firmino e Senhora de Oliveira.
Nesta confraternização é servido almoço a todos os presentes, este ano contou com mais de 150 pessoas, shows como o Trio Xopotó e a dupla "Delegado do Arrocha" e muita alegria e confraternização entre os alunos, professores e voluntários das APAEs. Além disso, diversas figuras ilustres como os Prefeitos de Brás Pires, Itamar Cabral; "Dezinho do Sindicato", de Cipotânea; Vandir Valério, de Dores do Turvo; Donizetti, de Senador Firmino e Ricardo, Prefeito de Senhora de Oliveira.
Este ano de 2018, José Maria; sua esposa Fatinha; seus filhos, em especial Liliane; amigos e voluntários que ajudam a transformar este dia um momento especial, puderam mostrar que estão a cada dia buscando melhorar este grande evento, como a construção recente da ponte de concreto na entrada do Sítio.
O evento anual acontece durante a "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla", e que este ano teve como tema "Família e Pessoa com Deficiência, protagonista na implementação das políticas públicas".
Após o almoço foram chamados os diretores das APAEs, Prefeitos e figuras lustres presentes para, ao lado do anfitrião José Maria, poderem se pronunciar sobre o evento. 
Foram elas a filha Liliane; Itamar Cabral, Prefeito de Brás Pires; a diretora da APAE, de Brás Pires, Rosângela dos Anjos; "Dezinho do Sindicato", Prefeito de Cipotânea e o diretor da APAE, Divino; Vandir Valério, Prefeito de Dores do Turvo e a representante da APAE dorense; o amigo dorense, José Ignez; Donizetti, Prefeito de Senador Firmino e representante da APAE firminense; Ricardo, Prefeito de Senhora de Oliveira e Caetano, diretor da APAE; Zita de Magalhães, diretora da Casa de Repouso de Ribeirão de Santo Antônio; Rosarinha, Diretora da E. E. São Luís; Marli, diretora da E. E. José Alves de Magalhães, de Ribeirão de Santo Antônio; e o Pároco, Padre Anselmo.
Após os presentes cantarem o Hino Nacional Brasileiro, algumas pessoas falaram sobre a importância deste evento realizado por José Maria há 13 anos. A filha de José Maria, Liliane Guimarães, foi a primeira a discursar, quando agradeceu aos presentes e os que ajudaram  na realização do evento. O Prefeito de Brás Pires, Itamar Cabral, falou da emoção daquele momento e leu uma mensagem para José Maria e família. Já o Prefeito de Cipotânea, "Dezinho do Sindicato" cumprimentou José Maria; a aluna da APAE, de Cipotânea, "Ná"; os voluntários das APAEs e ao Prefeito Itamar, em nome das figuras ilustres presentes e valorizou o trabalho destes voluntários, e de José Maria para a concretização deste evento. O dorense José Ignez, que faz questão de estar sempre presente, falou sobre o momento importante daquele dia (25/08) ser o Dia do Soldado, aproveitando para valorizar os policiais que zelam pela segurança do cidadão, mas em especial valorizar a confraternização promovida por José Maria, além da alegria dos alunos apaenos, contrastando com a depressão de muitas pessoas no mundo atual. Encerrou lembrando que outras pessoas deveriam repetir a ação de José Maria e família e realizar momentos e eventos como esta confraternização. Rosarinha, Diretora da Escola Estadual São Luís, de Brás Pires deixou uma mensagem, de que nas eleições que se aproximam, devemos deixar o egoismo de lado e valorizar o exemplo de José Maria e família, dando uma oportunidade as pessoas de terem dignidade e doando um tempo aos que precisam, valorizando o voluntariado apaeano pela doação de tempo e atenção. O aluno da APAE de Senador Firmino, Ednilson (Dedé) citou pessoas das APAEs presentes. Padre Anselmo agradeceu a Deus e a José Maria e família, além das pessoas que contribuíram de alguma forma e pediu para que todos os presentes rezassem um Pai Nosso. A aluna da APAE, Rosarinha pediu um "viva" a José Maria e aos presentes. Representantes das APAEs de Dores do Turvo e Brás Pires agradeceram e leram mensagens. Encerrando a cerimônia, foi lida uma mensagem para a família de José Maria e fechando o evento um show especial com "Delegado do Arrocha", da cidade de Porto Firme.
São de momentos como este, que fazem a valorização de pessoas, que engrandecem a importância da dignidade entre as pessoas.