Espaço Acabamantos

Compartilhar

sexta-feira, dezembro 16, 2016

Com chuvas, polícia e Defesa Civil fazem alerta para Rio Pomba e região


Com as chuvas dos últimos dias os motoristas devem ficar atentos e tomar alguns cuidados nas estradas da região da Zona da Mata. Segundo a Defesa Civil de Rio Pomba, um trecho da MG-133 chegou a ficar interditado na manhã de quarta-feira (14) após um deslizamento de barranco. A via já foi liberada, porém a prudência ainda é necessária.
O órgão ainda informou que pretende decretar estado de emergência na cidade ainda nesta quinta-feira. Além de Rio Pomba, Tocantins e Ubá também sofreram com as chuvas nesta semana.
Alerta nas rodovias
Conforme informações da Polícia Militar Rodoviária (PMR), não foi registrada nenhuma ocorrência por causa da chuva nesta quinta-feira (15), mas a pista está escorregadia e oferece mais probalidade de acidentes.

O sargento Ademilson de Paula orienta os motoristas para que reduzam a velocidade, usem sempre o farol baixo - que já é obrigatório em qualquer circunstâncias -  e que faça ultrapassagem somente em locais permitidos e com muita atenção, pois com o período de férias a estrada fica mais movimentada. Ademilson também comentou que caso a pessoa não tenha uma viagem de emergência, que evite viajar com o tempo ruim e espere que melhore. "Também aconselho que não peguem estrada no período noturno", destacou.
Estado de emergência
A Defesa Civil de Rio Pomba informou que pretende decretar estado de emergência ainda nesta quinta-feira. De acordo com o coordenador voluntário, Hélio Lopes, com a chuva que caiu na noite de quarta-feira (14) foi registrado aproximadamente 116 milimetros de precipatação nos pluviômetros da cidade. O rio Tejuco subiu cinco metros acima do normal e transbordou atingindo algumas cabeças de gado que estavam às margens e um ferro-velho. Ninguém ficou ferido.

Lopes ainda informou que uma ponte caiu na Zona Rural do município e que os bairros Rosa Mística, Nossa Senhora das Graças - Pedreira estão sendo monitorados, pois há risco de desabamento de barrancos. Duas casas foram interditadas, pois parte de um barranco já cedeu em cima delas. Na rua Madre Cabrini, no Bairro Rosário, uma residência foi demolida porque estava à beira de um barranco com risco de queda.
"Estamos recolhendo dados e registrando documentos sobre as ocorrências afim de decretar estado de emergência na cidade. Estamos monitorando as áreas de riscos e tomando as medidas necessárias para evitar mais ocorrências", destacou o coordenador.
Chuva em Tocantins e Ubá
A chuva na região também gerou estragos em Tocantins e Ubá. Nessa quarta-feira (14), uma família ficou ilhada em Tocantins, mas foi retirada de casa por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Ccom o aumento do nível do Rio Paraopeba foram registrados pontos de alagamentos, mas a água já está baixando. Ainda na cidade, uma ponte no Bairro Santa Izabel, na área rural, cedeu e não houve informação de feridos.

Também ontem Ubá teve deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil do município, choveu 90 milímetros em quatro horas na região durante a madrugada de terça para quarta-feira.
G1 entrou em contato nesta quinta-feira com o Corpo de Bombeiros de Ubá, responsável porTocantins e Tabuleiro, e foi informado que até o fim desta tarde não havia novas ocorrências relacionadas às chuvas nos municípios.
Texto e foto transcritos do Portal G1 - Zona da Mata