Espaço Acabamantos

Compartilhar

terça-feira, janeiro 27, 2015

Memória: edição de setembro de 1992 do Jornal Usina de Eventos


Acima temos a capa da edição de setembro de 1992, as vésperas de mais uma eleição municipal no Brasil, e a chamada principal da capa, ficou por conta de um grande incidente que aconteceu em Dores do Turvo, quando o candidato a prefeitura dorense, Fábio Marotta chegou a cidade acompanhado do deputado Saulo Coelho no dia 05 de setembro e inesperadamente aconteceu um "black-out", ou seja, faltou energia m toda a cidade e logo em seguida pessoas começaram a soltar foguetes em várias direções na escuridão da noite, fazendo uma verdadeira "guerra de foguetes". Outro assunto abordado naquela edição foi as informações passadas pela juíza da comarca, naquela época, Dra Lílian Maria Paiva de Sá que passou suas preocupações e os avisos ao eleitor da comarca firminense. A edição também tinha uma matéria especial sobre o Jubileu de Senador Firmino, com fotos e figuras folclóricas. Mostrava também a celebração em Divinésia de uma missa especial, feita pelo Padre Ivan, de Montes Claros, debaixo de muita chuva.
Como era um período eleitoral havia diversas publicidades eleitorais candidatos a prefeitos e vereadores, em formas de entrevistas, como a do candidato a Prefeito pelo PT firminense, Tarcísio Marques; em forma de texto como a do candidato a Prefeito de Senador Firmino, Sílvio Vieira e a Prefeito de Dores do Turvo, Oldair. Tinha também a do candidato a Prefeito de Presidente Bernardes, Izaltino, pela coligação FMPB (PFL e PDS) e o Cabral pela Frente Municipal de Reformas (PMDB, PDC e PST) , além dos candidatos a vereador: Zé Bené; Zé Geraldo, Lucas, Aparecida Moreira, Gabriel e Letinho, em Senador Firmino, como também dos candidatos a vereador em outras cidades como: Efigênia (em Dores do Turvo) e Ana do Juca (em Brás Pires). Na mesma edição mostrava as impugnações pela justiça da comarca dos candidatos Fábio Marotta, em Dores do Turvo e Rafael Fiorillo, em Senador Firmino, mas que segundo os candidatos na época poderiam concorrer pois haviam conseguido a liberação das candidaturas no TRE-MG, em Belo Horizonte.
Aquela edição também tinha detalhes sobre as mortes em Senador Firmino, do conhecido Lô Pereira, no dia 31 de agosto e a do sr. Zé da Mota, no dia 1º de setembro, aos 98 anos. Trazia também toda a programação da IV Festa Rainha da Primavera na comunidade de São Manoel e relatava sobre os campeonatos de Botão adulto e jovem, como também o Campeonato de Buraco mensal, no Bar Central, em Senador Firmino.