Espaço Acabamantos

Compartilhar

quarta-feira, novembro 05, 2025

Coluna do Zé: Cuidar do nosso Coração

Nos últimos tempos muitas pessoas ainda novas e que teriam, provavelmente, um tempo de vida maior estão indo embora, teoricamente muito cedo. É o caso de grandes amigos que se foram recentemente em Senador Firmino. Eram homens especiais e eram do bem. Se dedicavam a família e ao trabalho de uma fidelidade canina. Mas, quis o destino que se fossem por causa de problemas cardíacos, ou seja, o coração falhou e, talvez por que tinham este órgão vital tão cheio de bondade, que chegou um momento em que falhou e parou.

Mas porque talvez este órgão que representa a bondade, o amor, a força e o funcionamento de nosso corpo tem que ser bem tratado? Porque é ele que faz o nosso corpo funcionar e através dele termos os nossos sentimentos mais profundos e verdadeiros. Temos que cuidar dele. Como? com alimentação adequada, atividade física constante e saber como está o seu funcionamento para que possamos dar vida longa a ele. Uma visita constante ao cardiologista faz parte deste cuidado. As vezes protocolos e tratamentos simples podem salvar vidas e manter elas por muitos anos.

Claro que não se pode fazer auto medicação, pois pode acontecer o que houve com o cantor e compositor Lô Borges que faleceu após uma intoxicação medicamentosa.

Mas acredito que o principal é manter uma alimentação saudável, atividade física constante e uma vida mais tranquila, sem excessos e com muito amor, que com certeza é um baita combustível para o nosso coração.

José Carlos de Oliveira Fernandes - Diretor Responsável do Jornal Usina de Eventos