Se encerrou nesta segunda-feira (15/09) o 50º Jubileu de Nossa Senhora das Dores, em Dores do Turvo. Do dia 05 a 15 de setembro, diversas Missas e ações aconteceram durante esses dias com a participação efetiva da comunidade dorense, como também as tradicionais "barraquinhas".
Neste dia 15/09, aconteceram diversas missas, inclusive a de encerramento após os desfiles das Escolas, como também dos Carros Alegóricos. As homenagens das Escolas com o desfile dos alunos e as encenações nos Carros Alegóricos valorizam, embelezam e engrandecem o evento, assim como a Bateria, que dá um toque especial.
O público presente se confraternizou durante e depois do encerramento na Praça Cônego Agostinho José de Rezende.
Ao completar 50 anos devemos lembrar que o Jubileu de Nossa Senhora das Dores, em Dores do Turvo surgiu em 1974, quando padre Nelson Marotta planejou criá-lo e enviou um pedido ao Papa Paulo VI.
Em 1974 e 1975 a festividade aconteceu como Feste de Nossa Senhora das Dores. O primeiro Jubileu, oficialmente reconhecido pelo Vaticano, foi comemorado em setembro de 1976, quando o Vaticano concedeu a licença provisória. Em 1992 o Jubileu se tornou perpétuo, através da licença dada pelo Papa João Paulo II. Assim, ao longo dos anos o Jubileu de Nossa Senhora das Dores vem fazendo parte da cultura do povo de Dores do Turvo. Foi então que, em 26 de novembro de 2013, a Prefeitura Municipal de Dores do Turvo, Através da inscrição 001/2013, registrou como Patrimônio Imaterial desta cidade na categoria "Celebrações", o Jubileu de Nossa Senhora das Dores.