Espaço Acabamantos

Compartilhar

quinta-feira, setembro 11, 2025

Equipe do "Semente" faz visita técnica na Zona da Mata e acompanha trabalho no Santuário de Senador Firmino


A Equipe Multidisciplinar do Semente, que é uma plataforma para cadastro e acompanhamento de projetos socioambientais em Minas Gerais, percorreu diferentes destinos mineiros recentemente, para acompanhar e monitorar dois projetos em execução, contemplados via Plataforma: os integrantes do time de Patrimônio Cultural estiveram na Zona da Mata de Minas.
Em Senador Firmino, a iniciativa “Reforço Estrutural do Santuário da Nossa Senhora da Conceição” trabalha para dar melhores condições estruturais à igreja construída no século XIX, que sofria com o ataque de cupins. Foram substituídas as peças de madeira comprometidas, e o novo material recebeu imunização. Além disso, a estrutura foi atualizada com o sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
Depois, os representantes rumaram a um distrito de Piranga para ver de perto a “Implantação do Mirante Santuário do Bom Jesus do Matosinho”, também contemplada no âmbito do Programa Minas para Sempre. O mirante será instalado no alto da colina, com vista para o conjunto arquitetônico do final do século XVIII. Também conhecido como “Bom Jesus do Bacalhau”, o Santuário é tombado pelo IPHAN como patrimônio nacional.
O Semente é uma iniciativa do @mpmg.oficial, em parceria com o CeMAIS (@cemais.org.br), para a viabilização de propostas que beneficiam as pessoas e o meio ambiente. É uma alternativa segura e democrática para que os Promotores de Justiça possam destinar recursos de medidas compensatórias a projetos de relevante interesse socioambiental, proporcionando resultados à toda a sociedade.
Transcrito do Instagram do novosemente.org - Editado