Espaço Acabamantos

Compartilhar

segunda-feira, outubro 14, 2024

Tempo instável e chuvas marcam semana

Após o Brasil enfrentar ondas de calor e um período de tempo extremamente seco, o país deve passar por um intervalo de chuvas intensas, com os maiores volumes registrados nos últimos seis meses, nos próximos dias. Na região, a semana será marcada por precipitações isoladas e tempestades.

A mudança ocorre devido à atuação de um fenômeno chamado 'cavado', que se forma junto a duas frentes frias. Eles são áreas alongadas de baixa pressão que se desenvolvem quando há uma corrente de vento que forma nuvens de fortes chuvas.

Uma frente fria se formou na última quarta (09/10), enquanto outra começou a avançar na sexta-feira (11), trazendo chuvas e temperaturas mínimas mais baixas.

A instabilidade se mantém durante esta semana na Zona da Mata, com máximas podendo ultrapassar os 30 °C, apesar dos temporais.

Segundo o Inmet, a tendência é de mínimas de 12 °C na Zona da Mata entre esta segunda (14/10) e sexta-feira (18/10). As temperaturas máximas podem chegar a 30 °C nas localidades, mas o céu se manterá encoberto.

Ainda conforme o Inmet, as chuvas nas regiões vão até o fim de outubro.

Fonte: G1 - Zona da Mata - Editado