No dia 23 de julho aconteceu a reunião de encerramento da primeira turma do programa de Assistência Técnica e Gerencial em bovinos de leite, numa parceria entre o SENAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senador Firmino, onde um grupo de 27 produtores tiveram assistência de forma gratuita por um período de 2 anos. Durante a reunião foram apresentados os resultados obtidos pelo trabalho da técnica Bianca Barbosa ao longo desse período.
Como destaque na evolução do grupo entre o 1° e o 2° ano (média entre as 27 propriedades), teve um aumento de 11,25% da produção de leite, um aumento de 27,57% de produtividade em litros/hectare/ano, mostrando melhoria da eficiência do uso da terra, além de queda de R$0,58 no custo total de produção por litro de leite, sendo essa queda maior que a queda do preço médio recebido, mostrando maior lucratividade em função da redução de custos.
Deve-se destacar que os últimos 12 meses foram acometidos por mudanças bruscas no
clima, dificultando a produção de alimentos. Além disto, o preço recebido pelo
litro de leite, bem como a dificuldade na comercialização de animais impactou
diretamente na renda da atividade e aumentando o custo de produção.
Desta forma é possível observar o impacto da Assistência Técnica e Gerencial, onde produtores conseguem se preparar e contornar momentos de crise e mesmo em um ano atípico melhorar o retorno financeiro da atividade.
“O sucesso do Programa ATeG já implementado nas propriedades firminenses reforça as expectativas positivas para esta nova fase em Senador Firmino. Com o propósito de melhorar cada vez mais a quantidade e a qualidade da produção, com sustentabilidade, para que se possa chegar nos objetivos de manter o homem e a mulher no campo”, disse o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senador Firmino.