Um estudo conduzido pela Zapay, empresa proprietária do Sem Parar, destaca que as mulheres são responsáveis por uma menor incidência de acidentes e demonstram maior prudência nas estradas.
Reunindo informações de pesquisas relevantes sobre o tema, a análise evidencia a significativa contribuição das mulheres para um trânsito mais seguro.
Mulheres respeitam mais os limites de velocidade
De acordo com dados do Detran-SP referentes a 2023, a infração média por transitar em até 20% da velocidade permitida é duas vezes mais cometida por condutores masculinos do que femininos.
Enquanto foram registradas 576.581 infrações cometidas por mulheres, os homens totalizaram 1.281.192 ocorrências.
Elas são mais cautelosas ao volante
As estatísticas também revelam que as mulheres são responsáveis por uma menor quantidade de acidentes de trânsito. Em São Paulo, por exemplo, houve 3.176 mortes de homens no trânsito em comparação com 662 de mulheres, representando apenas 17% do total de fatalidades.
No Distrito Federal, os números do Detran-DF apontam que, das 248 vítimas de acidentes de trânsito em 2023, 202 (81%) eram do sexo masculino e 46 (19%) do sexo feminino.
Álcool ao volante: Homens x Mulheres
O consumo de álcool e direção é uma preocupação constante em relação à segurança viária. Estudos demonstram que o perfil das vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool é predominantemente masculino.
Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2023, cerca de 10% dos homens admitiram dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas, enquanto entre as mulheres esse índice é pouco mais de 2%.
Fonte: https://www.otempo.com.br/autotempo