Espaço Acabamantos

Compartilhar

quarta-feira, fevereiro 14, 2024

Como fazer detox pós-Carnaval? Nutricionista ensina

Durante o Carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas e comidas variadas — que vão desde o sanduíche natural ao fast food das ruas — é bastante comum e popular. Após os exageros na folia, muita gente se pergunta como desintoxicar depois do Carnaval? Gisela Savioli, nutricionista clínica funcional e fitoterapeuta, recomenda um suco de melancia com uma rodela de banana-verde e canela: três ingredientes anti-inflamatórios e energéticos.

"A melancia é rica em água e tem licopeno, um poderoso antioxidante e aliado especialmente neste período de folia, que acabamos prejudicando o sono noturno. O pulo do gato é você fazer o suco com a parte vermelha da fruta, mas usando pelo menos um centímetro da parte branca perto da casca, riquíssima em citrulina", indica a especialista.

A citrulina, por sua vez, é um potente vasodilatador que faz com que o corpo distribua melhor os nutrientes para todas as células, conferindo uma melhor performance até muscular.

Outra proposta da nutricionista é investir no pepino, alimento diurético, de baixo custo e funcional, segundo ela: "A água extraída do alimento é estruturada, hidrata, sacia e ajuda na detoxificação. Por isso eu recomendo bastante a água de pepino para ser consumida diariamente".

Para fazer em casa a água de pepino, basta separar um pepino grande inteiro com a casca, e, depois, passá-lo pela centrífuga e pronto. Gisela Savioli diz que você pode usar essa água no preparo de outras bebidas.

No entanto, ela ressalta que um alimento sozinho não é capaz de promover o detox: "Porém, isso pode ser o primeiro passo e apoiar no seu compromisso de priorizar a saúde, com uma alimentação rica em comida de verdade, que nutre corpo e também o espírito", complementa a especialista em alimentação.

Sono de qualidade ajuda a desintoxicar do Carnaval

Gisela Savioli também faz um alerta para uma boa noite de sono e cita alimentos que ajudam a estimular a produção de melatonina - hormônio produzido pela glândula pineal que prepara o nosso corpo para dormir:

"Uma das coisas mais prejudiciais à recuperação do corpo após os exageros na comida e na bebida durante o Carnaval é a falta do descanso apropriado, de uma boa noite de sono reparador. Ao passar madrugadas inteiras na folia, dormindo de dia e passando à noite acordado, ao longo de vários dias, sem dormir direito e sem produzir melatonina, o corpo não consegue se recuperar."

"Por isso, para minimizar os estragos, vale a pena consumir alimentos ricos em fitomelatonina, como o kiwi, a aveia, o abacate, o azeite, que vão ajudar a colocar um pouco de melatonina no corpo carente desse hormônio tão importante. Mas, claro, nada substitui uma boa noite de sono. Quem não dorme à noite, não produz melatonina."

Fonte: https://receitas.globo.com/blog/