Espaço Acabamantos

Compartilhar

quinta-feira, março 03, 2022

Minas avalia se "em breve" vai abolir exigência do uso das máscaras

 


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais informou que, em breve, vai discutir se o uso da máscara contra a Covid pode deixar de ser obrigatório no Estado. Nesta quinta-feira (03/03), Belo Horizonte já definiu que o item não mais será exigido nos ambientes abertos.

Já em Minas, a SES destacou que a taxa de transmissão é maior em algumas regiões. Por isso, ainda não é possível tomar uma decisão que afete todo o território. "Como Minas Gerais é um estado heterogêneo, onde regiões ainda apresentam uma maior circulação do vírus, a SES-MG deve avaliar a situação como um todo", explicou.

Mas a pasta reconheceu que os indicadores da Covid estão em queda em todo o Estado. "A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) observa que os dados de vacinação da Covid-19 no Estado têm apontado para altos níveis de imunidade e redução clinicamente significativa do risco da doença, tais como hospitalização e agravamento dos quadros e óbitos", frisou.

Além do avanço da vacinação, as taxas de infecção, hospitalização, óbitos e casos são aspectos considerados na análise para a tomada de decisão sobre medidas a serem adotadas. "A partir da melhora nos indicadores, a SES-MG fará uma avaliação do cenário para tomar uma decisão sobre a possível flexibilização e a orientação atualizada acerca do uso de máscaras, especialmente em locais abertos, para depois decidir sobre espaços fechados", informou.

A expectativa é que tal flexibilização possa ser avaliada com mais segurança brevemente, pontuou a pasta.

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades