Espaço Acabamantos

Compartilhar

terça-feira, novembro 02, 2021

Retorno obrigatório dos alunos às aulas presenciais nas Escolas Estaduais, voltam a alegrar o ambiente escolar

 

Alunos retornam à Escola Estadual Prof. Cícero Torres Galindo, em Senador Firmino. Foto: Goretti Guimarães

Depois de 1 ano 7 meses e 17 dias, para ser mais preciso, os alunos das Escolas Estaduais de nossa região voltaram normalmente para as salas de aula. Foram tempos de incertezas e dificuldades para professores, alunos, pais, direção e funcionários. O ambiente escolar, mesmo após o retorno híbrido, ainda se mantinha "triste". Mas a partir desta quarta-feira (03/11) aparentemente tudo voltou, "quase ao normal" e a alegria, aprendizado e interação nas Escolas voltaram também.
O retorno obrigatório pelos alunos às aulas presenciais nas redes públicas e privadas de ensino em todo o Estado de Minas Gerais, começou nesta quarta-feira 03/11. A decisão foi tomada no dia 22/10 pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, que aprovou a 6ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A medida também acaba com a exigência de distanciamento adicional de 0,90 metro entre os estudantes nos ambientes da escola.
Pela nova versão do protocolo, permanecem vigentes as demais recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras cobrindo boca e nariz por todos, lavagem de mãos, etiqueta respiratória e a limpeza e manutenção frequente das instalações, bem como o rastreamento de contato com pessoas infectadas por covid-19 em combinação com isolamento e quarentena.
Na manhã desta quarta-feira (03/11), segundo nos informaram às Escolas Estaduais de nossa região, o retorno está normal, com a maioria das salas cheias e com os alunos, aparentemente gostando, pois estão voltando a interagir com colegas, professores, funcionários e a comunidade em geral, a participarem efetivamente do dia a dia na Escola.