O Cruzeiro é o atual campeão da Copa do Brasil e faturou mais de R$60 milhões somente com esta competição que premia mais do que o Campeonato Brasileiro.
A bola começou a rolar para a Copa do Brasil 2019. Em sua 31ª edição, a competição mais democrática do futebol brasileiro teve início nesta terça-feira, com o duelo entre River-PI e Fluminense, no Albertão, em Teresina, com a vitória do tricolor das Laranjeiras pelo placar de 5 a 0, com gols de Luciano (2), Everaldo, Bruno Silva e Marlom.
Ao todo, 91 clubes participam do torneio, sendo que 80 jogam a primeira fase, que inclusive terá jogo de madrugada.
Os times que disputam a Libertadores (Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Athletico Paranaense) possuem o privilégio de iniciar a disputa somente nas oitavas de final. Os campeões da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), da Copa Verde (Paysandu) e da Série B (Fortaleza) no ano passado também evitam as quatro primeiras fases.
Primeira fase: 80 clubes, jogo único, clube melhor colocado no ranking da CBF joga como visitante e tem a vantagem do empate
Segunda fase: 40 clubes, jogo único, chaveamento e mando predeterminados pelo primeiro sorteio, empate leva a disputa para os pênaltis
Terceira fase: 20 clubes, ida e volta, sorteio de confrontos e mandos de campo
Quarta fase: 10 clubes, ida e volta, sorteio de confrontos e mandos de campo
Oitavas de final: 16 clubes (cinco classificados das oitavas + 11 que entram direto), sorteio de confrontos e mandos de campo
Quartas > Semifinal > Final - último jogo da decisão previsto para o dia 11 de setembro
* Nas fases de ida e volta, não há critério do gol fora de casa. Qualquer empate no placar acumulado leva a decisão para os pênaltis.
Vida inteligente na madrugada
Assistir ao jogo entre Rio Branco-AC e Bahia, pela primeira fase, será tarefa para os que estão acostumados a dormir tarde em boa parte do país. Isso porque na capital acreana, além do fuso diferente, o horário de verão não é adotado. Portanto, como o jogo está marcado para as 21h30 locais, a bola rola a partir de 0h30 no horário de Brasília. Muita gente vai ter futebol para ver até depois das 2h da madrugada de quarta (dia 13) para quinta (14).
Veja alguns confrontos da 1ª fase:
Quarta - 06/02
21h - Santa Cruz-RN x Tupi-MG (Arena das Dunas)
21h30 - Juazeirense x Vasco (Adauto Moraes)
Quinta - 07/02
18h30 - Americano x Londrina (Bacaxá)
21h - Ferroviário x Corinthians (Estádio do Café)
Terça - 12/02
19h15 - Aparecidense x Ponte Preta (Aníbal Toledo)
21h30 - Imperatriz x Náutico (Frei Epifânio)
Quarta - 13/02
21h30 - Campinense x Botafogo (Amigão)
21h30 - São Raimundo-RR x América-MG (a definir)
21h30 - Tombense x Sport (Tombos)
Quinta - 14/02
0h30 - Rio Branco-AC x Bahia (Arena da Floresta).
Transcrito parcialmente do Portal Globo.com