Espaço Acabamantos

Compartilhar

quarta-feira, novembro 28, 2018

Aluno dorense participa do 6º Encontro "Hotel Hilbert" em Florianópolis


Professor Wenderson (agachado), Antônio Filho (primeiro à esquerda), Guilherme Moreira (primeiro à direita ao fundo) e outros 6 alunos das cidades de Congonhas, Manhuaçu, Mariana, Conselheiro Lafaiete e Carandaí.
Interação dos alunos no evento.

Os alunos Guilherme Moreira Castilho, do 8º Ano da Escola Estadual Terezinha Pereira (Dores do Turvo - MG), e Antônio José de Medeiros Filho, da Escola Estadual José Alvarez Filho (de Guarani – MG), do 3° Ano do Ensino médio, participaram do 6º Encontro do "Hotel de Hilbert" (EHH) que foi realizado entre os dias 20 e 25 de novembro em Florianópolis (SC), que é organizado pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Para participarem do encontro o aluno Antônio, contemplado com medalha de prata na OBMEP/2017, e Guilherme, contemplado com medalha de ouro na OBMEP/2017, além de participarem do Programa de Iniciação Científica Jr da Obmep (PIC - Obmep) com bolsa do CNPq em 2018, obtiveram alto rendimento, ficando entre os 200 alunos com melhores notas no PIC. O PIC paga bolsa de estudo de R$1.200,00 para os medalhistas da OBMEP que participam do programa, dividida em 12 parcelas de R$ 100,00 reais cada.
O aluno Guilherme participou do PIC Presencial em Dores do Turvo, sendo o professor Geraldo Amintas (Guingo) o professor da turma. Já o aluno Antônio participou do PIC a Distância, sendo seu professor o aluno Henrique Duarte, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), todos sob a coordenação do professor do Departamento de Matemática da UFOP Vinícius Almeida, coordenador da MG13, da qual as cidades fazem parte. Da nossa região, apenas os dois alunos conseguiram rendimento suficiente para serem convidados para o Encontro. Muitos dos alunos que garantiram suas vagas, são de Institutos Federais e Escolas Seletivas, tais como Colégio Tiradentes.
Os alunos Guilherme e Antônio ficaram juntamente com mais 6 alunos sob a responsabilidade do professor Wenderson Marques Ferreira, do Departamento de Matemática da UFOP e chefe da delegação que viajou a Santa Catarina.
A 6ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert contou com parceria entre o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a Fundação Itaú Social, e reuniu os alunos que tiveram os melhores resultados no PIC, de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal.
No encontro, os alunos participaram de palestras, minicursos, oficinas, maratonas e atividades recreativas. Quinze professores universitários se revezaram para apresentar os conteúdos propostos no programa e incentivar a garotada a se dedicar à matemática com prazer.
Sobre o Hotel de Hilbert
O Hotel de Hilbert é paradoxo do infinito desenvolvido pelo matemático alemão David Hilbert em 1925. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.
Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.
Inspirada nesta ideia, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) criou em 2011 o Encontro do Hotel de Hilbert para os alunos com melhor desempenho acadêmico no PIC. A primeira edição foi realizada em Nova Friburgo (RJ), em julho de 2011. Até 2015, o encontro acontece anualmente, sempre reunindo os estudantes que se destacam no PIC. No biênio 2016-2017, a falta de verbas impossibilitou a realização do evento.
Fonte: https://impa.br/page-noticias/obmep-realiza-o-encontro-do-hotel-de-hilbert/