O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou nesta terça-feira (10) que a situação da febre amarela no estado é grave, mas não há motivos para alarme da população. Ele ainda descartou um risco “eminente” de epidemia.
Pimentel falou sobre as ocorrências da doença em vídeo postado na internet. Ele estava acompanhado do secretário de governo, Odair Cunha, e do secretário de saúde, Nalton Moreira. Nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que investiga 14 mortes por febre amarela e 23 casos da doença. Os casos aconteceram nas zonas rurais de cidades do Vale do Rio Doce e do Mucuri.
O chefe do executivo disse também que o governo está tomando ações preventivas nas regiões afetadas, como a vacinação da população rural. Ele ainda tranquilizou os moradores de zonas urbanas nas cidades com casos investigados.
“Se você mora em área urbana num dos municípios que está sendo afetado, você não tem motivo para se preocupar, ainda. Não há necessidade de vacinação para quem mora em área urbana, a não ser que você se desloque regularmente para a área rural”, disse.
De acordo com o governador, as equipes já estão contatando os moradores das áreas rurais, e a vacinação será feita de casa em casa. Ele também afirmou que se reunirá com prefeitos das cidades afetadas e que a Defesa Civil também será mobilizada nas ações.
Transcrito do Portal G1 - Minas Gerais