Espaço Acabamantos

Compartilhar

quinta-feira, janeiro 19, 2017

Faltam vacinas contra febre amarela em algumas cidades da Zona da Mata


O surto de febre amarela em cidades do leste de Minas Gerais gerou preocupação aos moradores da Zona da Mata e a procura pela vacina aumentou.
Alguns municípios como Viçosa, Juiz de Fora e Muriaé estão sem estoques. Já em Ubá, Barbacena e São João del Rei ainda há vacinas gratuitas.
A vacina tem validade de dez anos e o interessado deve apresentar o Cartão de Vacinação nos postos de saúde, para que se verifique se há necessidade de uma nova aplicação. Confira quem precisa vacinar.
Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
De acordo com o médico Mário Lúcio Oliveira, a produção da vacina leva tempo e ninguém esperava tanta procura. Ele ressalta que para o abastecimento voltar ao normal vai demorar um pouco, a previsão para a rede privada é que normalize em fevereiro. "Ocorreu uma situação complexa, súbita e não tem a capacidade de produzir vacina rapidamente, a produção depende do mundo biológico, o vírus é vivo ele tem que ser cultivado e desta forma o Poder Público centraliza a imunização nas áreas de maio risco", explicou.
Transcrito do Portal G1 - Zona da Mata