Uma nova onda de bloqueios a serviços de gatonet tirou do ar o BTV — um dos modelos de TV box pirata mais populares — e aplicativos como Red Play, Blue TV e Cine Duo. A instabilidade começou no fim de semana e é resultado de uma operação conduzida na Argentina. Nas redes sociais, usuários relatam dificuldades para acessar os serviços ilegais.
Segundo a Alianza, associação da indústria audiovisual que atua no combate à pirataria na América Latina, a ação ocorreu entre a noite de sábado e a manhã de domingo, atendendo a um pedido da Procuradoria Federal de Crimes Cibernéticos de San Isidro, em Buenos Aires. Ao todo, 22 serviços foram desativados.
Esta é a segunda operação realizada na Argentina que impacta diretamente usuários no Brasil. A primeira ocorreu no fim de agosto, quando autoridades localizaram o “centro de comando” de serviços piratas na região. A primeira onda de derrubadas foi registrada no início de novembro, atingindo aplicativos como My Family Cinema, Cinefly e Eppi Cinema.
No total, os 22 serviços bloqueados — incluindo BTV, Red Play, Blue TV+ e Cine Duo — afetaram mais de 2 milhões de pessoas, segundo estimativas do processo judicial argentino. De acordo com Jorge Bacaloni, presidente da Alianza, Red Play e BTV tinham mais de 75% de seus usuários no Brasil.
A lista completa de bloqueios inclui: ALA TV, Blue TV, Boto TV, Break TV, BTV App, BTV Live, Duna TV, Football Zone, Hot, Mega TV, MIX, NOSSA TV, ONPix, PLUSTV, Pulse TV, Red Box, RedPlay Live, Super TV Premium, Venga TV, Waka TV, WEIV e WeivTV - Nova.
Reclamações se multiplicam
No Brasil, usuários utilizam redes sociais para relatar falhas. Comentários como “No momento, servidores da BTV estão fora” se repetem, todos exibindo o mesmo código de erro: o 503, que indica indisponibilidade.
No site ReclameAqui, as queixas também cresceram. Na página dedicada ao BTV-Box, relatos afirmam que “BTV app parou e o site também não está ativo” e “BTV fora do ar com mensagem ‘service unavailable’”.
Fonte: Rádio Mega Hits / UOL

