Espaço Acabamantos

Compartilhar

segunda-feira, maio 01, 2017

Motociclistas firminenses estão terminando de atravessar o nordeste

 Raphael e Acácio fazem parte do Moto Clube Tranca Rua, de Senador Firmino.
 O mapa do trajeto dos nossos aventureiros.
 Eles fizeram o "Esquibunda".
 Raphael e Acácio junto aos Bonecos de Olinda.
Eles ganharam uma bandeira durante às manifestações nas estradas na "Greve Geral" do dia 28 de abril.
Desde o dia 21 de abril quando os motociclistas Raphael Marzano e Acácio Silva, saíram de Senador Firmino com o objetivo de cruzarem o nordeste brasileiro, eles estão fazendo esta viagem com muita alegria e descontração.
A 1ª etapa desta expedição entre Senador Firmino-MG e Vitória da Conquista-BA foi concluída. Na 2* etapa da expedição, no dia 22 de abril eles iriam seguir viagem, porém foram desaconselhados, por que os 300 km seguintes são conhecidos como "Faixa de Gaza", pelas inúmeras ocorrências de assaltos, animais na pista e buracos. No dia 24 de abril, Raphael e Acácio passaram pelo local apelidado de "Faixa de Gaza" e felizmente nenhum assalto, porém, animais e buracos, eram muitos. Animais como, bodes, jegues, porcos e vacas tinham bastante. Muitos bodes ao longo dos 300 km. Após esse trecho, já em Pernambuco, depararam com muita pobreza, falta de água e as casas com captação de água de chuva para sobreviverem. Muitas motos de baixa cilindrada na estrada, chegaram a dizer que podiam contar as que tinham menos de 3 pessoas na moto, quando não tinham 3 pessoas eram bebês no colo. A maioria sem capacetes, pois ninguém usa. Quase não viram policiais nas estradas, a não ser nos postos rodoviários. Viram à transposição de água, que ainda está em construção. Mas, puderam perceber que tem muitas paisagens lindas.
Também puderam conhecer um garoto, com uma moto CG que está percorrendo todo o estado do Ceará. Segundo ele, a rota dele está calculada em torno de 3 mil km. Após um dia de descanso em Fortaleza partiram para Touros-RN, onde pegaram o "KM 0" da BR-101 (Rio Grande Norte até o Rio Grande do Sul), de onde "descerão" em retorno.
No dia 25 de abril, os motociclistas firminenses atravessaram o estado do Rio Grande do Norte, onde viram produção de energia eólica, passaram por um trecho de 30 km que eles apelidaram de "Estrada da Morte" devido às tantas cruzes à margem de todo o trecho, em respeito aos que lá ficaram, não fotografaram essa estrada. Ao chegarem a Touros-RN, onde fica o marco zero da BR 101, perceberam que junto ao marco, também se encontra um farol que é o maior da América Latina. Touros é a "Esquina do Brasil", pois é o termo que usam lá.
Sairam de Touros em direção à Recife e fiizeram várias paradas para alguns passeios, como em Pitanguy, Ceará-Mirim e Genipabú. Foram nas famosas dunas de Natal-RN, fizeram passeio do Buggy, tirolesa, esquibunda, além de um tal de "Kamikase.
Enquanto a motocicleta ficava sendo revisada, no dia 27 de abril, Raphael e Acácio sairam para conhecer Recife e Olinda. Passaram pelo Marco Zero, de Recife, viram os famosos Bonecos de Olinda, do carnaval, além de muitos outros locais turísticos das cidades. Já no dia 28 de abril perderam muito tempo, devido às manifestações que bloquearam as estradas, mas no final das contas acabaram ganhando uma bandeira e um boné do Sindicato dos Produtores Rurais de Pernambuco. Em seguida atravessaram o estado de Alagoas e Sergipe, chegando até a Bahia. Chegaram a Salvador-BA e foram ao Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Pelourinho e como não podia faltar, saborearam o famoso acarajé.
Estão seguindo viagem e devem chegar em breve. Aguardem o final desta viagem.