Espaço Acabamantos

Compartilhar

sábado, junho 13, 2020

Pesquisa internacional aponta universidades federais da Zona da Mata entre as melhores de Minas


As universidades federais de Viçosa (UFV) e Juiz de Fora (UFJF) estão entre as melhores de Minas Gerais. O levantamento é do Centro de Classificações Universitárias Mundiais (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos, conhecido pela consultoria na área de Educação.
A liderança do ranking das universidades brasileiras é ocupada pela Universidade de São Paulo (USP). Já em Minas Gerais, o primeiro lugar é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida, respectivamente pelas universidades da Zona da Mata: UFV (2º) e UFJF (3º).
Ainda de acordo com o levantamento, as universidades federais da Zona da Mata, apesar de oscilarem as posições no ranking, continuam entre as 30 melhores do Brasil .
A CWUR realiza a pesquisa abordando aproximadamente 20 mil universidades espalhadas pelos seis continentes. No levantamento são considerados aspectos como: empregabilidade e quantidade de ex-alunos e professores vencedores de prêmios internacionais.
Apesar de ter perdido posições, a UFV é a melhor classificada entre as instituições da Zona da Mata. No Brasil, a universidade caiu do 15º para o 17º lugar e no ranking mundial, a UFV caiu da 888ª para a 921ª posição.
No ranking, a UFJF se manteve na 22ª posição no Brasil, lugar que já ocupava no levantamento anterior. Na pontuação internacional, no entanto, a instituição subiu 13 posições, passando do 1.018º lugar para a 1.005ª posição.
Foto e texto transcritos do Portal G1 - Zona da Mata - Editado