Desde o início da Pandemia de Coronavírus, à população mundial teve que fazer isolamento social, algo que ninguém havia vivido antes. Esta obrigação, especialmente de idosos e pessoas com doenças crônicas, fez com que muitas pessoas do chamado "Grupo de Risco" tivessem que se isolarem dentro de casa, inclusive pessoas que tem contatos com elas, ou seja, praticamente todas. Além disso, novos hábitos de higiene se tornaram também praticamente obrigatório, como o uso de máscaras, não levar as mãos ao rosto, não cumprimentar, não abraçar, não beijar, ou seja, evitar os contatos e higienizar constantemente as mãos com álcool gel e/ou água e sabão. O ideal é que fiquemos em casa, mas caso seja necessário sair, usar máscara e evitar estes contatos.
As cidades de nossa região, apenas Divinésia apresentou um caso de Covid-19 e mesmo assim, já curado. Nas outras, os trabalhos de isolamento social estão sendo mantidas, com desinfecção de ruas e, principalmente, informações que estão sendo passadas constantemente.
Mas há alguns dias tenho reparado nas estradas, nas filas de bancos, nas ruas, carros com placas de outras cidades e pessoas desconhecidas circulando por Senador Firmino. Vejo pessoas pedalando, caminhando, fazendo atividade física nas estradas que nunca vi. Não sei se são novos moradores ou visitantes, ou até se são moradores antigos e não os conhecia. Pode ser? Pode! Mas já li muitas pessoas que divulgaram nas redes sociais, que percebem muita pessoas de outras cidades chegando em Senador Firmino. No meu caso que vejo passarem nas ruas, nas estradas e nas filas de bancos, não sei como denunciar, pois não sei onde estas pessoas estão morando ou se hospedando, ou se estão apenas de passagem. Fica difícil. Por isso, a Prefeitura disponibilizou um telefone para que as pessoas denunciem, não para expulsarem as pessoas da cidade, mas para orientá-las e monitorá-las.
Portanto, mesmo estas pessoas que ficam vendendo e oferecendo produtos, assim como, pedindo ajudas e doações nas portas das casas devem ser evitadas e orientadas que não podem fazer isto nesta época. Entendo a situação que elas estão, de dificuldades, mas devem ser orientadas a fazer de outras formas, inclusive virtual.
Caso saiba de algum caso, avise a Secretaria Municipal de Saúde de Senador Firmino ou ligue para o telefone 98491-4322 e faça a sua parte.
José Carlos de Oliveira Fernandes