Espaço Acabamantos

Compartilhar

quarta-feira, outubro 23, 2019

Cresce incômodo com infestação de pernilongos


Recentemente foi publicada matérias, que dão conta que as cidades de Leopoldina e Recreio, na Zona da Mata, passaram a sofrer com a infestação de pernilongos. Segundo a matéria, isso se deve a falta de limpeza e capina nas margens de córregos e rios das cidades. Segundo a reportagem, os problemas estão acontecendo desde agosto deste ano.
Senador Firmino e outras cidades da nossa região também estão sofrendo com esta infestação de pernilongos, que causam transtornos à população. Muito se deve também a combinação do aumento das temperaturas com a chegada do período chuvoso.
Muitas pessoas confundem o pernilongo (Culex) com o Aedes Aegypti, mas eles têm hábitos e atuações diferentes.
O Aedes é adaptado a casas; precisa de água limpa para se reproduzir; a fêmea é a única que pica, pois o macho não se alimenta de sangue; os ovos são colocados em caixas d'água destampadas, pneus velhos, garrafas destampadas e água de chuva acumulada; é mais ativo durante o dia picando principalmente no início da manhã ou no final da tarde; voa baixo (menos de meio metro), por isso os seus alvos são pernas, tornozelos e pés; sua picada não provoca coceira e provoca doenças como: Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Já o pernilongo (Culex) prefere criadouros poluídos com matéria orgânica em decomposição como fossas, esgotos e valões; o ciclo de vida é urbano e o sangue é usado para a produção de ovos; prefere o período noturno para se alimentar, pois o gás carbônico emitido na respiração humana o atrai, por isso é comum ouvir zumbidos enquanto ele escolhe um local para picar; é mais lento e fácil ser abatido pelo ser humano; além do incômodo durante a noite o pernilongo transmite a Filariose, mais conhecida  por Elefantíase, que provoca o aumento excessivo dos membros inferiores.
A combinação calor e umidade com chuvas regulares, formam o ambiente ideal para a proliferação mais rápida dos mosquitos.
Existem diversas formas de se tentar acabar com a infestação de pernilongos, como: não deixar acumular água; raquetes mosquiteiras; plantas com funções repelentes; essências para afastar mosquitos; telas nas janelas; repelentes eletrônicos; pastilhas ou líquidos para aparelhos elétricos; ligar o ventilador e outras atitudes, mas as vezes um carro "Fumacê" também pode ajudar a solucionar ou amenizar estes problemas.