Espaço Acabamantos

Compartilhar

terça-feira, março 31, 2020

Projeto desenvolvido em Rio Pomba liga comerciantes e consumidores em cidades da Zona da Mata, entre elas Dores do Turvo


Professores e estudantes do Instituto Federal (IF) Sudeste do campus de Rio Pomba desenvolveram um site que liga os comerciantes e consumidores de cidades da Zona da Mata. A utilização é gratuita e tem o objetivo de incentivar a economia local durante o período de isolamento por causa do coronavírus .
Em entrevista ao G1, o professor Bruno Olher, coordenador do projeto Mãos Dadas, explicou que a divulgação dos serviços e comércios está disponível para os municípios de Rio Pomba, Mercês, Piraúba, Tocantins, Barbacena, Rio Novo, Dores do Turvo e Ubá, mas há cerca de outros 30 municípios da região que também serão incluídos posteriormente no site.
Segundo Olher, a inspiração do Mãos Dadas surgiu de um projeto de outro professor do Departamento de Ciências Gerenciais do IF Sudeste, que havia criado uma plataforma para comercialização de produtos da Feira Livre de Rio Pomba.
Com ajuda de outros professores e estudantes que participam de empresas juniores, o projeto foi expandido para toda a classe de pequenos comerciantes e produtores da Zona da Mata.
Para os comerciantes que queiram participar da iniciativa, basta preencher um cadastro on-line na plataforma e uma das empresas júnior irá entrar em contato.
"Os estudantes entram em contato, fazem perguntas e tiram dúvidas também sobre armazenamento, marketing, questões de produção, segurança alimentar. Essa orientação é gratuita. Temos 20 alunos envolvidos no projeto", explicou o professor.
Além do site, que conta com as fotos, descrição dos produtos, preço e telefone de contato, o projeto Mãos Dadas também irá postar nas redes sociais um catálogo de produtos, através de um PDF interativo.
"Nosso objetivo é colaborar nesse momento e temos consciência que a população precisa de renda. Por isso, o Mãos Dadas é aberto a todos os comerciantes de todas as cidades. O intuito é ajudar. Não podemos ficar em uma ação regional, bairrista, de uma cidade. Todos estão passando pelo mesmo problema, é uma crise mundial", completou.
Transcrito do Portal G1 - Zona da Mata