Espaço Acabamantos

Compartilhar

terça-feira, agosto 21, 2018

Prefeituras da região também fazem paralisação de 24 horas pela falta de repasse do Governo estadual

Prefeituras de Minas Gerais fizeram uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira, 21 de agosto, numa mobilização de prefeitos e servidores públicos municipais contra o atraso do repasse de recursos do Governo estadual para os municípios mineiros.
Em nossa região houve paralisação total, ficando funcionando apenas os serviços essenciais, como ambulâncias e transporte de doentes. As cidades de Brás Pires, Divinésia, Dores do Turvo e Senador Firmino além da paralisação, os servidores públicos municipais fizeram manifestações com passeatas pelas ruas das cidades.
Este atraso dos repasses, principalmente, do FUNDEB (Fundo Nacional da Educação Básica) faz com que os municípios arquem com os próprios recursos as despesas com a Educação, inclusive dos salários dos professores municipais.
Após a participação nas manifestações os Prefeitos de nossa região seguiram para Belo Horizonte, onde haverá uma concentração com prefeitos que seguirão em carreata da Cidade Administrativa até o Palácio da Liberdade em um ato de protesto.
As dívidas do Governo do Estado com o municípios mineiros atinge valores em torno de R$ 6 bilhões.
Este montante é referente ao atraso do repasse de verbas como ICMS, FUNDEB, Piso Mineiro de Assistência Social, Transporte Escolar e Recursos para a Área da Saúde, sem qualquer previsão de pagamento, o que tem agravado a situação das prefeituras, que não estão conseguindo mais arcar com todas as despesas.
O objetivo dos movimentos é evitar um colapso nos caixas das prefeituras mineiras e a paralisação de serviços em todas as áreas fundamentais - saúde, educação e assistência social - as mais afetadas pela falta de repasses de recursos do Estado aos municípios.